Páginas

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Assembléia de fundação

Prezados Companheiros de Luta pela Saúde Democrática e pela Reforma Psiquiátrica, Usuários, Gestores, Profissionais, Pesquisadores, Familiares e Amigos da Saúde Mental do Estado do Rio Grande do Norte,


É com grande alegria que convidamos todos a participar da Assembléia de Fundação da Associação Brasileira de Saúde Mental -filial Rio Grande do Norte (ABRASME - RN) que será realizada no próximo dia 27 de outubro (terça-feira), às 14:30 horas, no auditório do SINDSAÚDE.

A ABRASME-RN tem por finalidade atuar como mecanismo de articulação política de trabalhadores, usuários, familiares e pesquisadores da área de saúde mental e de apoio aos trabalhadores da área de saúde, através do incentivo à formação, ensino e pesquisa em saúde mental. Para tanto, pretende favorecer a conexão entre os centros de treinamento, ensino e pesquisa e os serviços de saúde mental, para o fortalecimento e ampliação do diálogo entre estes e a sociedade no Estado. Além disso, pretende consituir-se como entidade de fortalecimento da participação política e do controle social com base na troca de idéias, no debate, no enfrentamento de problemas emergentes no campo, no planejamento e execução de ações que são demandas na realidade da saúde mental da nossa região, de modo a produzir interferências importantes no campo da atenção, na cultura e em setores direta e indiretamente vinculados ao campo.

A ABRASME-RN consistirá, portanto, num espaço de articulação entre os diferentes atores do campo da saúde mental, contando com membros de diferentes seguimentos da sociedade e constituindo-se de modo aberto a todos os interessados no campo da saúde mental.


Venha participar e baixe aqui nosso regimento!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Próximo encontro da Pró-Abrasme RN

Saudações(,) antimanicomiais!

O próximo encontro da comissão Pró-Abrasme será na próxima terça-feira, dia 13/10 (logo, amanhã), no auditório da UnP da Floriano Peixoto (aquele prédio próximo à praça Pedro Velho, vulgo praça cívica) às 19h. Na ocasião serão exibidas as fotos e os vídeos da Mostra SUS, portanto quem tiver algum registro audio-visual venha compartilhá-lo!

E como desafio propomos que cada pessoa que esteja participando dos encontros leve uma nova para apresentá-la ao grupo e, assim, agregarmos novas linhas de força à luta, novas vozes ao debate e novos sorrisos aos encontros.

Ah, um alegre dia das crianças a todos e todas e que não deixemos envelhecer a potência infante de nossos dias...
*imagem: primeiro encontro no João Machado e despedida de Magda - com a ausência de alguns.


terça-feira, 6 de outubro de 2009

Inauguração da segunda Residência Terapêutica



Os serviços residenciais terapêuticos (SRT) "são casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, institucionalizadas ou não" (definição do Ministério da Saúde). Sua implementação compõe uma série de estratégias, cuja finalidade última é a desinstitucionalização daqueles que passaram anos e anos internados no manicômio e desataram os laços com suas famílias. E, assim, são novas possibilidades para esses egressos circularem pela cidade serem assistidos por uma rede de suporte social.

Há cerca de quatro anos foi aberta a primeira Residência Terapêutica de Natal, localizada no bairro Tirol, próxima à Cidade das Crianças. E amanhã, dia 7 de outubro, ganhará outra. A nova moradia dos oito egressos do Hospital Dr João Machado será na Av. Miguel Castro, 714 no bairro Lagoa Nova. A comemoração será a partir das 15h.

Então, aqui fica um convite a todos para celebrar esse novo passo para o fortalecimento e movimentação da rede de saúde mental da cidade.



*imagem: mapa da nova residência, clique em cima para melhor visualização.

domingo, 4 de outubro de 2009

Por novas possibilidades de divulgação

Saudações antimanicomiais a todos e todas,

É com imenso prazer que inauguramos um novo espaço para trocas e criações destinado aqueles corpos inquietos com as questões concernentes à saúde mental. Certa vez, um moço chamado Félix Guattari disse que os novos movimentos sociais (que ele denominou de "revoluções moleculares") não batem de frente com dispositivos hegemônicos (como a mídia), mas sim utilizam-se deles (reapropriam-se) para sua atuação e disseminação.

Somos um coletivo criança. Criança tanto no sentido de uma formação recente, mas principalmente no que diz respeito à criatividade, à inquietação e à tentativa árdua de gerar sempre o novo, produzindo movimento. No decorrer de alguns encontros (termo preferível à "reunião") foi esse espírito de criação que tentamos manter ativo - resultando na performance na Mostra SUS - cena dos próximos posts (quem não aguentar de curiosidade, pode procurar a conferência do Eduardo Passos no Seminário de Humanização, disponível na Rede Humaniza SUS, link aqui ao lado).

Façamos, pois, deste blog uma ferramenta para divulgar e criar novas possibilidades concretas de ação, nesta potente arma que é a Internet. Dizemos novas possibilidades, assim no plural, porque grande parte dos interessados - tais como muitos dos usuários e familiares dos serviços de saúde mental - não têm acesso, logo é necessário que variemos e multipliquemos os caminhos a cada dia. Então é isso: está dada a largada, sem uma chegada, sem uma saída. E ei a pergunta que não deixaremos calar: onde você guarda a sua loucura?

*imagem: camiseta da comissão Pró-Abrasme/RN







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...