Páginas

domingo, 28 de novembro de 2010

Informes da nacional

Informamos que terão direito a voto ON LINE  todos com filiação aceita até a data limite de 23:59 horas do dia 02/12/2010
Obs. Filiação aceita são todos que receberam um email do sistema pagseguro informando que seu pagamento foi aprovado ou aqueles que tiveram sua filiação abonada pela ABRASME
 
Prazos:

INSCRIÇÕES DE CHAPAS - 10/11/2010  até as  24  horas  do  dia 27/11/2010.

PERÍODO  DE  CAMPANHA  ELEITORAL–  De  28/11 a 03/12/2010. Neste período as chapas poderão colocar seus anúncios de campanha na página oficial da Abrasme, em acordo com a Comissão  Eleitoral.

PERÍODO DE VOTAÇÃO – 04 a 11/12/2010

PERÍODO DE APURAÇÃO – 12/12 A 15/12/2010

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS – A partir de 16/12/2010

POSSE  DA NOVA  DIRETORIA –  Será programada data  em acordo com o  calendário  oficial  da  Abrasme  para o ano 2011. Construído em conjunto com a nova Diretoria  eleita.
 
*
Durante todo processo eleitoral você poderá tirar sua dúvidas, receber orientações, fazer criticas ou sugestões ON LINE via CHAT das 9:00 as 17:00 horas, de segunda a sexta.

E durante a campanha das chapas (28/11 a 03/12)  uma página de CHAT LIVRE  estará disponivel para todos filiados acessarem,  trocarem ideias e comentarem sobre o processo eleitoral.

Acesse  a pagina da ELEIÇÕES ABRASME sempre que precisar e participe ativamente de todo processo.

http://www.abrasme.org.br/eleicoes_abrasme2010

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Momentos decisivos*

*Por Alex Reinecke de Alverga

Car@s,
 

Escrevo aqui para protestar, repudiar e tornar pública a minha indignação frente às denúncias de agressão, violência, humilhação e desrespeito aos direitos humanos que foram noticiadas recentemente no interior da clínica Santa Maria. Palavras estas que foram pronunciadas durante o Ato Público em frente a Clínica Santa Maria, quinta-feira passada e que acredito serem importantes de por em debate aqui.
 
Sabemos que este não é o primeiro ato criminoso a ser denunciado, nem será o último. Quantos crimes ainda precisam acontecer? Quantos crimes ainda serão silenciados?

Precisamos compartilhar o entendimento que a Reforma Psiquiátrica não avança enquanto tivermos em funcionamento instituições como esta que no lugar de oferecer tratamento e cuidados necessários para as pessoas em situação de sofrimento psíquico, cumprem o mandato social de silenciar e excluir centenas de pessoas do convívio social, de punir e agredir pessoas justamente no momento que mais necessitam de cuidados.

A Reforma Psiquiátrica vem avançando no Brasil, timidamente, mas vem. Desde a aprovação da Lei Federal 10.216 de 2001, o Estado brasileiro se responsabilizou pela efetivação da Reforma Psiquiátrica.
 
No entanto, é importante que se diga que a nossa legislação é insuficiente, que as forças conservadoras e reacionárias do nosso estado, que ainda encontram-se no executivo e no legislativo (seja pessoalmente ou pelo DNA tanto biológico, quanto ideológico-partidário), votaram todos contra a aprovação da Lei cujo projeto era do ano de 1989.
 
Ainda, é preciso dizer que o projeto original previa a gradativa extinção dos hospitais psiquiátricos e, esta proposta, que era a espinha dorsal do projeto, foi recusada dentro do consenso que foi possível entre as forças progressistas e conservadoras nos 12 anos de tramitação no Congresso Nacional.
 
Assim, a atual legislação preconiza uma reorientação do modelo assistencial e busca garantir a proteção dos direitos dos usuários dos serviços de saúde mental.

Esta Lei, que não é a ideal (mas é Lei!), está sendo sistematicamente descumprida. As denúncias de maus tratos são provas disto. O não funcionamento da comissão revisora das internações involuntárias, previstas também na Lei, igualmente.
 
É importante também compartilhar aqui o entendimento que a Reforma Psiquiátrica só avança com o desmonte dos hospitais psiquiátricos e com a devida realocação dos recursos humanos e financeiros para a construção de novos serviços inteiramente substitutivos ao manicômio, como os CAPS III.
 
Natal só agora possui este serviço estruturado para reforçar a rede de atenção psicossocial que está sendo desenhada, como inúmeras dificuldades há cerca de duas décadas. Mas, a existência de financiamento público para leitos da clínica Santa Maria e outros hospitais psiquiátricos, impedem e dificultam a construção de uma rede de serviços mais adequados e que ofereçam tratamentos e cuidados mais dignos.
 
A noção de que o descredenciamento gera falta de assistência, que o movimento da Luta Antimanicomial é contra internações que por ventura e, em um último caso possam ocorrer, como está previsto nos CAPS III e deveria ocorrer também em Hospitais Gerais, tais argumentos são falaciosos e oportunistas, pois a Reforma Psiquiátrica é uma luta também pelo aumento do financiamento e expansão dos serviços, mas serviços não manicomiais. Neste sentido, é que devemos encampar também o apoio à aprovação da Emenda Constitucional 29 para assegurar o financiamento mínimo das ações de saúde.
 
Portanto, acredito que a sociedade civil organizada, trabalhadores, estudantes, usuários e população em geral devem se posicionar frente este momento decisivo. A conjuntura da saúde e especificamente da saúde mental é complexa, mas em momentos como este, em que notícias da barbárie manicomial nos chegam até pela grande mídia, torna-se facilmente polarizável: afinal, de que lado estamos?
 
Exigindo o descredenciamento dos leitos do SUS da clínica Santa Maria e com isto estabelecendo que estes recursos sejam repassados para a abertura de serviços que realmente cuidem de seus usuários?

Ou apenas nos omitindo e assinando em baixo de uma história de alianças criminosas, interesses espúrios e atentados à dignidade humana?
 
Chega de uma história perversa marcada pela aliança entre as forças políticas conservadoras e a “indústria da loucura”. Não podemos permitir que crimes contra a humanidade continuem acontecendo com incentivo público.
 
Pelo descredenciamento dos leitos dos SUS da clínica Santa Maria já!!!
 
Saudações Antimanicomiais!


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Olha a contra-reforma aí, gente!

O comentário abaixo foi postado NESTE SITE pela coordenadora de saúde mental de Mossoró E diretora do hospital psiquiátrico São Camilo de Lellis. Ele demonstra o retrocesso que a reforma psiquiátrica poderá sofrer em breve em nosso estado, pelo modo como essas forças mais consevadoras estão se articulando.  Não podemos deixar que este tipo de posicionamento passe por cima de tantos anos de movimentos e avanços na assistência com a Lei 10.216/2001 - Paulo Delgado - (a qual nem acreditamos ser suficiente, pois não prevê a extinção do manicômio).


Reforma a Assistencia Psiquiatrica - Mossoro-RN

Cara Rosalba, inicialmente nossos Parabens por seus pertinentes e preciosos pronunciamentos em defesa da Saude Mental e pela instituição de uma Reforma à Assistencia Psiquiatrica sem o peso da ideologia das Lutas Antimanicomiais, onde fechar os Manicomios e Hospitais Psiquiatricos se tornou o objetivo central, e como se assim a luta teria alcançando seu objetivo final... Estamos todos orgulhosos de nossa Senadora e futura Governadora. Aproveito o espaço para participar nossos anseios em ver voce solicitar uma emenda a poderosa LEI PAULO DELGADO, corrigindo-a e adaptando-a aos novos tempos, adequando-a ao futuro. Sabemos da necessidade dedisciplinar os internamentos de pacientes com agravos severos de Saude Mental comprometida, mas impedir que se constituam novos hospitias psiquiatricos, reformar o hospitais existentes, concluimos ser tambem uma forma de preconceito, e um retrocesso no tratamento de nossos pacientes, que necessitam de tratamento especializado. Será que algum dia alguma politico em san consciencia poderia pensar em proibir a construção de Hospitais do Coração, Hospital do RIM, Hospitias de atendimanto Traumatologico - Proibir a reforma e avanço dos SHARAS, seria no minimo um absurdo... Então porque fazer isso com a Saude Mental??? Carissima Rosalba voce entrou agora vc vai ter que ir até o fim... Vamos corrigir essa Lei e liberar a sobrevida de Hospitais Psiquiatricos como o São Camilo de Lellis, que presta um inestimavel serviço a Mossoró e Região, é citado como referencia em trabalhos internacionais de psiquiatria no tratamento da Esquizofrenia, e está fadado a morrer por inanição asfixiado na marginalidade provocada pela LEI PAULO DELGADO, que creio ter sido feito na emoção da revolução. Todos os paises que embarcaram nesse preciosismo, moda nos anos 60/70 ja voltaram atrás, e se adapataram: Italia, França, EUA, etc. Precisamos que voce faça a correção deste percurso, corrigindo este retrocesso, nos libertando para trabalharmos tendo como meta todos os progressos que nos oferecem a ciencia moderna. Gostariamos muito que voce estando em Mossoró, venha participar de uma reunião coletiva no Hospital Municipal Sao Camilo de Lellis, em que teremos com pauta O HOSPITAL PSIQUIATRICO MODERNO e a Reforma à Assistencia Psiquitrica - Libertando-se dos sequitarismos, para uma Assitencia Integral à Saude Mental.
Como sua agenda é mais dificil de conciliar, aguardamos uma data para esta visita a nossa unidade, que hoje conta com 160 pacientes internos e cerca de 140 funcionarios entre Medicos, Psicologos, Enfermeiros, Terapautas Ocupacionais, Asistentes Socias, etc... Aguardamos sua resposta, qualquer data será BEM-VINDA . Sua colega... 
Dra Fatima Trajano - Hoje diretora do Hospital São Camilo e Coordenadora de Saude Mental de Mossoró.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

FILIAÇÃO

Ei, você já se filiou a Associação Brasileira de Saúde Mental? Não? Lembramos que falta pouco para aproveitar o abatimento de 50% no preço da anuidade, válido só até este mês! A nossa eleição está se aproximando e só pode participar quem já estiver filiado, portanto se você ainda não se cadastrou, não deixe essa oportunidade passar batida. Basta entrar no site (está ali ao lado em "outras loucuras na rede"), fazer o cadastro e o pagamento (ou solicitar isenção). Abaixo, o comunicado da ABRASME nacional sobre a campanha de filiação.



Filie-se à ABRASME, milite pela Reforma Psiquiátrica, seja um ator no avanço do campo da Saúde Mental e da Atenção Psicossocial


A Associação Brasileira de Saúde Mental - ABRASME está completando, em dezembro de 2010, o seu terceiro ano de criação. Nesse período, pudemos evidenciar um acúmulo de experiências e ações exitosas na direção da construção de um movimento de luta pela consolidação da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Pouco a pouco tecemos uma rede de participantes, em diversos estados e regiões brasileiros, organizada a partir de ABRASMEs locais, que tem sido capaz de identificar problemáticas particulares em saúde mental que acometem os seus vários contextos socioculturais e políticos, buscando encontrar soluções e formas de enfrentamento possíveis para superá-las. Nesse sentido, destacam-se a participação em movimentos locais de defesa dos direitos dos usuários de saúde mental, a participação ativa em eventos culturais e científicos que reposicionam o lugar da loucura na sociedade, o apoio a modalidades de formação de profissionais mais engajados e menos hierarquizados na sua atuação, a organização de congressos que fomentaram debates acerca de temas, como direitos humanos, economia solidária, saúde mental de populações carcerárias, etc., temas absolutamente relevantes para a promoção de uma Reforma mais política, crítica e antimanicomial.

domingo, 21 de novembro de 2010

Outras Vozes

É sempre bom descobrir coletivos no mundo afora que criam materiais interessantes sobre/com a saúde mental. O encontro mais recente que a internet proporcionou foi o VOZES DA VOZ, grupo de cinema independente que trabalha com a temática. 

Nascida em março do ano passado, essa articulação entre a sétima arte, loucura e militância já rendeu frutos - como o documentário homônimo Vozes da Voz, para o qual foi realizado um  um resgate histórico das instituições psiquiátricas no Brasil (mais precisamente em São Paulo), além de - não poderia ser diferente - um registro de diversas vozes acerca de tratamento, destacando o modo psicossocial. Em suas criações, o grupo busca, acima de tudo, exibir poeticamente as histórias de vida que encontram, vidas estas que não podem ser reduzidas a um diagnóstico nem trancafiadas em manicômios. 

Veja uma prévia do filme:



Vale a pena também acessar o site do grupo, no qual são postadas notícias e divulgados eventos relacionados à saúde mental: www.vozesdavoz.wordpress.com

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

5ª Mostra de cinema e direitos humanos da América do Sul


Pelo segundo ano, a 5ª Mostra de cinema e direitos humanos da América do Sul chega a Natal. Trata-se de uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira, patrocínio da Petrobras e apoio do SESC-SP, da TV Brasil e do Ministério das Relações Exteriores. Com todas as sessões gratuitas, a Mostra aqui teve início ontem e estende-se até o dia 25. As exibições estão acontecendo no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (TCP), localizado no prédio anexo à Fundação José Augusto. Vale a pena dar uma conferida! 

Para mais informações, acesse o SITE da Mostra.

Programação:


Fotos do Ato Público Santa Maria

Quem tortura não quer tratar! Santa Maria, nós viemos te fechar!
Sou da ABRASME, digo e repito: em manicômio nenhum eu acredito!



Servindo somente a psiquiatria

O pessoal se preparando para fechar a Ayrton Sena

Movimentando

Max com a boca no(a): 1. trombone, 2. microfone, 3. botija?


ABRASME e Plural

Abaixo os manicômios

Por enquanto é isso, pessoal. Depois postaremos mais fotos e o vídeo.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ato público HOJE na Clínica Santa Maria

Depois das denúncias de maus tratos causados a internos na Clínica Santa Maria e da vistoria realizada pelo Conselho Municipal de Saúde, ocorrerá um ato público, hoje, em frente ao manicômio não apenas em favor do descredenciamento dos leitos SUS, como do fechamento da Clínica - conforme o manifesto abaixo:


Veja AQUI a notícia veiculada pela Intertev Cabugi sobre a vistoria realizada na Clínica pela comissão formada pelo Conselho Municipalde Saúde, a ABRASME-RN e a Associação Plural.


Nós da ABRASME-RN convidamos todos aqueles que se posicionam contra a toda violência e enclausuramento em nome da cura para juntar-se a nós e fecharmos este manicômio. A Clínica Santa Maria está localizada na R. Américo Soares Wanderley, s/n - Capim Macio. 



Até lá!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Eventos interessantes

I Seminário Interdisciplinar sobre Comunicação, Mídias e Direitos Humanos - Cenários local, regional e global

Tem como objetivo principal realizar um debate interdisciplinar em torno das questões atuais, nos diversos cenários: local, regional e global, que envolvem a comunicação social, o uso das mídias e efetivação dos direitos humanos.
Quando? Quarta-feira, dia 3 de novembro - com início as 8h
Onde? Laboratório de Comunicação - UFRN

Para mais informações e programação, veja AQUI.




I Encontro de Comunicação Comunitária e Alternativa


Organizado pelo Grupo de Pesquisa Programática da Comunicação e da Mídia, o evento tem o propósito de reunir e estreitar o debate entre iniciativas de mídia comunitária e alternativa. Contará com a participação de professores especialistas no assunto, jornalistas, bem como lideranças comunitárias e representantes de projetos de comunicação alternativa. No site Convergência digital e Comunicação Comunitária você pode conhecer os projetos e as produções do grupo, além de conhecer alguns dos projetos de comunicação comunitária que estarão presentes no encontro para compartilhar suas experiências. As inscrições são realizadas até dia 9 pelo site, onde você também confere a programação.
Quando? Dia 11 de novembro, das 8 as 18h
Onde? Laboratório de Comunicação (LABCOM) - UFRN

Para mais informações e dúvidas, o email de contato é 
convergecom.pesquisa@gmail.com





Bom, nos vemos por lá. E à medida que soubermos de mais eventos, vamos postando por aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...