Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

LoucaFolia 2011

Olá você que já está em clima de carnaval,
Segue convite para o 11º LoucaFolia:

"Há 54 anos inaugurava-se nos arredores da capital potiguar, bairro do Tirol, um prédio de arquitetura horizontal, em forma de avião (modelo tradicional da época), para tratar pessoas acometidas de distúrbios mentais e sociais. A doença não era contagiosa, mas os sintomas incomodavam muito a sociedade, razão pela quals as casas na época chamadas de colônias, ficavam distantes da cidade e os muros se destacavam pela altura exuberante. A maior doença que lá se manifestava era o preconceito. Para tal não existia distância física ou muralhas que ela não ultrapassasse: tanto de dentro para fora, como de fora para dentro. Os anos se passaram, a cidade avançou em direção ao Tirol e abraçou o colônia, hoje conhecido pelos mais novos como Hospital Dr. João Machado. Hoje rodeado de residências e instituições públicas, com a mesma estrutura arquitetônica, porém com mudanças internas humanas e sociais, continuamos lutando e acreditando na inclusão do portador de transtorno mental, na certeza de que dentro de cada paciente existe um ser do qual nós somos responsáveis para ajudar na busca de seu reconhecimento e valor próprio.
Contamos com os que acreditam neles e nos encorajam a não desistir da luta para abrilhantar nosso 11º LOUCAFOLIA, que acontecerá dia 02/03/2011 (quarta-feira). O Hospital Dr. João Machado leva a euforia do carnaval para as ruas do Tirol, este ano defendendo o tema: Reciclar para melhorar a vida. A concentração será em frente ao hospital as 15:55.

Venha com seu kit (água, apito, alegria e tênis) distribuir o que temos de melhor: a parceria com os excluídos.

Maria Gorete de Albuquerque Medeiros
Terapeuta ocupacional"


E para o aquecimento, confira um breve registro da TV Doido é Tu no LoucaFolia 2010:



terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Vitória antimanicomial: Santa Maria descredenciada!

Olá todos que nos visitam, viemos com boas novas! 

Após denúncias de maus-tratos, violência, abuso sexual e outras formas de violação dos direitos humanos dos pacientes internados na Clínica Psiquiátrica Santa Maria, esta acaba de ser devidamente descredenciada do SUS. Os leitos credenciados ao sistema único chegavam a 100. Lembramos que o descredenciamento não deverá implicar na desassistência desses pacientes, os quais serão remanejados para atendimento na rede substitutiva de Natal.

Em novembro do ano passado foi formada uma comissão composta por membros do Conselho Municipal de Saúde, ABRASME-RN e Associação Plural para vistoriar a clínica em busca de irreguladidades que subsidiassem o processo de descredenciamento. Em novembro também, foi realizado um ato público em frente à clínica (veja aqui) para manifestar repúdio à forma de tratamento ofertado e em favor do descredenciamento e posterior fechamento da "empresa". Segue notícia da Tribuna do Norte de hoje com notícia da determinação do secretário municipal de saúde:

Secretário de Saúde determina descredenciamento da Clínica Santa Maria

Publicação: 22 de Fevereiro de 2011 às 09:47

Larissa Cavalcante - Repórter

O secretário municipal de saúde, Thiago Trindade, determinou o descredenciamento da Clínica Santa Maria para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A partir desta terça-feira (22) a instituição não pode realizar internações de pacientes portadores de transtornos mentais e terá que fazer a transferência gradual dos pacientes para outras entidades de assistência à saúde mental e/ou para hospitais gerais. A decisão foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Município.

Para tomar a decisão, o secretário levou em consideração além do inquérito instaurado ano passado pelo Ministério Público Estadual para investigar a situação da clínica, onde foram identificadas diversas irregularidades no tratamento dispensado a pacientes, o Termo de Inspeção Sanitária, que apontou a existência de 16 graves irregularidades e a classificação da Clínica como péssima ou ruim, na analise feita pelo Programa Nacional de Avaliação de Serviços Hospitalares (PNASH).

Entre as irregularidades consideradas graves pelo Termo de Inspeção Sanitária estão: ausência de habite-se do Corpo de Bombeiros, ausência de registro de treinamento de pessoal, fiação elétrica exposta e improvisada, entre outras.

O Departamento de Regulação, Avaliação e Controle da Secretaria Municipal de Saúde, deverá abster-se de encaminhar pacientes à instituição. Uma equipe técnica multiprofissional constituída por Portaria será incumbida de avaliar e substituir o atendimento aos pacientes que já se encontram internados na Clínica Santa Maria.

Retirado daqui

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Apresentação do projeto Consultório de Rua

Prezados,
 
            Convidamos a todos os envolvidos com a política de Saúde Mental para apresentação do Projeto de Consultórios de Rua “Minha Rua, Minha Casa”, que será implementado no município de Natal em parceria com o Ministério da Saúde.
            O Projeto de Consultórios de Rua teve sua primeira experiência em Salvador no ano de 1999, e nasceu da observação de profissionais de saúde que constataram que  o número de crianças e jovens usuários de álcool e outras drogas, moradores de rua, diminuia quanto a freqüência nos serviços de atendimento especializado.
            Como uma das ações integrantes do Plano Nacional de Enfretamento ao Crack e outras Drogas, o referido projeto terá como objetivo trabalhar in loco, com abordagem específica para população usuária de drogas e moradores de rua.
            O evento de apresentação do Projeto de Consultórios de Rua “Minha Rua, Minha Casa” da Secretaria Municipal de Saúde de Natal será no dia 16 de fevereiro (quarta-feira) às 8 horas no Auditório da SMS Natal – Rua Fabrício Pedrosa, nº 915 - Novotel Ladeira do Sol.
            Favor confirmar presença pelo e-mail saudemental.natal@yahoo.com.br ou pelo telefone 3232 8480.


Atenciosamente,
 
 
 
 
Cristiana Leite Fernandes de Oliveira
Coordenação Municipal de Saúde Mental
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...