Páginas

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Usuários da Saúde Mental de Campinas inauguram a rádio web Rádio Maluco Beleza

Olá a todos

Segue informação enviada pelo Emerson Merhy sobre mais uma potente articulação saúde mental, cultura e cidadania: rádio web Maluco Beleza.
Dá para inspirar nossos vôos por aqui.
Abs
Magda


Conquista histórica: uma rádio protagonizada por pessoas que fazem tratamento mental era um antigo sonho que a partir de 1o de setembro se torna realidade.

O Ponto de Cultura Maluco Beleza inaugura dia 1º de setembro, a partir das 8h, a rádio Maluco Beleza online. O projeto, inédito no Brasil, trará 23 programas semanais de meia hora cada, protagonizados por usuários de serviços de saúde mental de Campinas, além de algumas iniciativas de outras pessoas da comunidade e grupos sociais da cidade. São quinze horas de programação diária.

A emissora vai ao ar diariamente das 8h às 23h. Para acessá-la, basta entrar no site www.candido.org.br e clicar no link: “Rádio Maluco Beleza online”, no canto superior esquerdo da tela.

Para comemorar esta conquista, no dia 31 de agosto, das 13 às 17h, acontece uma festa no Cândido Ferreira, com a presença dos participantes da rádio, que na ocasião devem falar sobre seus respectivos programas. Além disso, uma programação cultural promete animar a tarde. O evento conta com apresentações do grupo Coletivo da Música, formado por usuários da Saúde Mental; da Roda de Ciranda, com o cirandeiro Roberto Harari, e a Folia de Reis, com o grupo Reis de Ases.

A grade de programação inicial da Rádio Maluco Beleza vai ao ar até janeiro do próximo ano (ver grade completa no final do texto). A intenção é alterar a programação a cada quatro meses. Novos projetos podem ser encaminhados para o Conselho da Rádio, que analisará a viabilidade de inclusão na próxima grade. Os programas que pretendem participar não precisam estar diretamente ligados à saúde mental, mas devem impreterivelmente estar relacionados à promoção dos direitos humanos e da cidadania.

A Maluco Beleza online aposta na diversidade cultural e na pluralidade de ideias, contemplando programas feitos por idosos, crianças, menores em situação de rua e artistas populares, além de profissionais e usuários da saúde mental. Os programas abordam os mais variados temas e são voltados a diferentes públicos. O Programa Maluco Beleza, que deu origem a toda esta história, será reapresentado em diversos horários ao longo da programação.

2 comentários:

  1. Caros,

    sugiro parcimônia em relação às ações do SSCF (Cândido Ferreira) em Campinas. Trata-se hoje de uma instituição que cinde o projeto de SM em Campinas em SSCF x Prefeitura Municipal, apresenta uma gestão independente do Sistema Único de Saúde em Campinas e tem contratualmente possbilidade de gestão dos serviços e autonomia orçamentária.

    seu contrato com o poder público caracteriza o SSCF como uma OS e dentro de uma tendência frequente em SP possibilita uma gestão terceirizada do serviço público.

    tenho grande admiração pelo Emerson, consultor do serviço, e não o identifico como promotor do que o Cândido se tornou. A iniciativa é louvável e é confluente com diversas experiências de ações de comunicaçao/arte de usuários da SM, desenvolvidas em Cps desde início dos anos 90. Mas, ainda assim, saliento que o potencial de marketing do SSCF tende a fortalecer sua caracterização institucional e por isso da parcimônia.

    sim, devemos ter ações como esta, e que os serviços públicos incorporem estes conceitos.

    abraços

    Marcelo Kimati

    ResponderExcluir
  2. Mario Alberto Dantas21 de agosto de 2010 às 21:06

    É muito legal termos um meio de expressar nossos medos, nossas angústias e também nossas esperanças. Na condição de louco assumido, fico feliz por esta conquista que é a Rádio Maluco Beleza. Em nossa sociedade extremamente violenta, fica quase impossível sonharmos com uma realidade melhor. A nós, os loucos, calados e tolhidos de expressão, resta-nos cada espaço e cada conquista!

    ResponderExcluir

louco falou

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...