Páginas

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Carta-convite

Prezados Companheiros,

É com alegria que convidamos vocês para o evento comemorativo do 1º aniversário de fundação da ABRASME-RN a realizar-se no próximo dia 07 de dezembro às 19 horas na Universidade Potiguar, campus Roberto Freire.

Somos uma associação fundada em 27 de outrubro de 2009, composta por usuários, familiares, profissionais, docentes, pesquisadores e estudantes do campo da saúde mental. Temos por finalidade atuar como mecanismo de articulação política de trabalhadores, usuários, familiares e pesquisadores da área de saúde mental e de apoio aos trabalhadores da área de saúde, através do incentivo à formação, ensino e pesquisa em saúde mental. Para tanto, pretende favorecer a conexão entre os centros de treinamento, ensino epesquisa e os serviços de saúde mental, para o fortalecimento e ampliação do diálogo entre estes e a sociedade no Estado. Além disso, pretende consitui-se como entidade de fortalecimento da participação política e do controle social com base na troca de idéias, no debate, no enfrentamento de problemas emergentes no campo, no planejamento e execução de ações que são demandas na realidade da saúde mental da nossa região, de modo a produzir interferências importantes no campo da atenção, na cultura e em setores direta e indiretamente vinculados ao campo.

Ao longo deste ano, integramos também algumas comissões e grupos de trabalho em saúde mental de modo a contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes na produção de saúde pública de qualidade e acessivel a toda a população norte riograndense. Deste modo, acreditamos estar contribuindo de modo efetivo e concreto com a transformação e avanço da saúde mental em nosso município e Estado.Este nosso primeiro ano foi marcado por muita luta e algumas conquistas. Participamos ativamente de todas as etapas da IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial, importante dispositivo do controle social no campo, na qual elegemos delegados representantes nos diferentes segmentos (usuários, profissionais e intersetorialidade), conquistando legitimamente a aprovação de várias teses de interesse para os usuários da saúde mental e para o avanço do processo de reforma psiquiátrica em nossa região e no Brasil.

Além disso, participamos de vários eventos no campo da saúde mental levando nossas idéias e reinvidicações, incluindo aqui audiências públicas, fóruns de debates, congressos científicos, entre outros. Mais recentemente, participamos da mobilização dos servidores municipais da saúde contra a política de privatização do SUS e do ato público pelo descredenciamento dos leitos SUS da Clínica Santa Maria acusada de crimes de negligência, danos e violência física e moral e tortura contra usuários. Junto a outras entidades defensoras do SUS, das Reformas Sanitária e Psiquiátrica e dos Direitos Humanos a promoção de espaços de debate e luta como estes tem se revelado fundamentais no sentido de reverter situações lamentáveis como as que recentemente vêm se configurando em nossa realidade, impedir que novas atrocidades aconteçam e que os interesses corporativistas e reacionários daqueles que advogam em favor da “indústria da loucura” ganhem força.
Há ainda muito por fazer. Dentre nossos próximos desafios está o desenvolvimento de projetos que visem à efetiva inserção social e o empoderamento de usuários da saúde mental. Numa interface entre a saúde mental, a cultura e a economia solidária, vamos desenvolver ações de capacitação e criação de espaços e dispositivos de comunicação, divulgação e mobilização política de usuários e familiares. Neste sentido, tivemos o projeto “Oficinas de saúde mental e cultura: reinventando a vida na cidade de Natal” recentemente aprovado na II Chamada de Arte, Cultura e Renda na Rede de Saúde Mental - Expansão da Rede Brasileira de Saúde Mental e Economia Solidária, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Universidade Potiguar e a Secretaria Municipal de Saúde.
Além disso, tomamos como desafio expandir nossa atuação por todo o Estado do Rio Grande do Norte, de modo a sermos realmente participativos no avanço da saúde mental em nossa região.Para que continuemos crescendo e ganhado forças como entidade atuante, contamos com sua participação e colaboração em nossos eventos e reuniões. Venha participar e lutar conosco!

Abraços Antimanicomiais!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Belo blog! E, o mais importante, mais uma arma para a nossa luta antimanicomial! Parabéns!
    O Ambulatório de Saúde Mental de Cruzília (Minas Gerais) tem um espaço em www.cruziliafm.com.br, às quartas-feiras, das 15 às 17h00. Quando puderem, Confiram.
    Um grande abraço a todos da ABRASME!!!

    ResponderExcluir

louco falou

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...