Páginas

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Olha a contra-reforma aí, gente!

O comentário abaixo foi postado NESTE SITE pela coordenadora de saúde mental de Mossoró E diretora do hospital psiquiátrico São Camilo de Lellis. Ele demonstra o retrocesso que a reforma psiquiátrica poderá sofrer em breve em nosso estado, pelo modo como essas forças mais consevadoras estão se articulando.  Não podemos deixar que este tipo de posicionamento passe por cima de tantos anos de movimentos e avanços na assistência com a Lei 10.216/2001 - Paulo Delgado - (a qual nem acreditamos ser suficiente, pois não prevê a extinção do manicômio).


Reforma a Assistencia Psiquiatrica - Mossoro-RN

Cara Rosalba, inicialmente nossos Parabens por seus pertinentes e preciosos pronunciamentos em defesa da Saude Mental e pela instituição de uma Reforma à Assistencia Psiquiatrica sem o peso da ideologia das Lutas Antimanicomiais, onde fechar os Manicomios e Hospitais Psiquiatricos se tornou o objetivo central, e como se assim a luta teria alcançando seu objetivo final... Estamos todos orgulhosos de nossa Senadora e futura Governadora. Aproveito o espaço para participar nossos anseios em ver voce solicitar uma emenda a poderosa LEI PAULO DELGADO, corrigindo-a e adaptando-a aos novos tempos, adequando-a ao futuro. Sabemos da necessidade dedisciplinar os internamentos de pacientes com agravos severos de Saude Mental comprometida, mas impedir que se constituam novos hospitias psiquiatricos, reformar o hospitais existentes, concluimos ser tambem uma forma de preconceito, e um retrocesso no tratamento de nossos pacientes, que necessitam de tratamento especializado. Será que algum dia alguma politico em san consciencia poderia pensar em proibir a construção de Hospitais do Coração, Hospital do RIM, Hospitias de atendimanto Traumatologico - Proibir a reforma e avanço dos SHARAS, seria no minimo um absurdo... Então porque fazer isso com a Saude Mental??? Carissima Rosalba voce entrou agora vc vai ter que ir até o fim... Vamos corrigir essa Lei e liberar a sobrevida de Hospitais Psiquiatricos como o São Camilo de Lellis, que presta um inestimavel serviço a Mossoró e Região, é citado como referencia em trabalhos internacionais de psiquiatria no tratamento da Esquizofrenia, e está fadado a morrer por inanição asfixiado na marginalidade provocada pela LEI PAULO DELGADO, que creio ter sido feito na emoção da revolução. Todos os paises que embarcaram nesse preciosismo, moda nos anos 60/70 ja voltaram atrás, e se adapataram: Italia, França, EUA, etc. Precisamos que voce faça a correção deste percurso, corrigindo este retrocesso, nos libertando para trabalharmos tendo como meta todos os progressos que nos oferecem a ciencia moderna. Gostariamos muito que voce estando em Mossoró, venha participar de uma reunião coletiva no Hospital Municipal Sao Camilo de Lellis, em que teremos com pauta O HOSPITAL PSIQUIATRICO MODERNO e a Reforma à Assistencia Psiquitrica - Libertando-se dos sequitarismos, para uma Assitencia Integral à Saude Mental.
Como sua agenda é mais dificil de conciliar, aguardamos uma data para esta visita a nossa unidade, que hoje conta com 160 pacientes internos e cerca de 140 funcionarios entre Medicos, Psicologos, Enfermeiros, Terapautas Ocupacionais, Asistentes Socias, etc... Aguardamos sua resposta, qualquer data será BEM-VINDA . Sua colega... 
Dra Fatima Trajano - Hoje diretora do Hospital São Camilo e Coordenadora de Saude Mental de Mossoró.

7 comentários:

  1. se ela tiver tanta influência como escreve ruim, estamos lascados!

    ResponderExcluir
  2. Será que em um Hospital do coração, dos rins ou seja lá qual for, um paciente que deu entrada em bom estado de saúde sairá em uma cadeira de rodas, vítima de maus tratos, violência e repressão? Que Absurdo! Temos que fica indignados com uma atitude como esta...

    ResponderExcluir
  3. Os donos de manicômios têm muito em comum, que não conseguem disfarçar. O ódio a liberdade dos considerados fracos e o apego extremo ao dinheiro. Sim, não venham eles me convencer que é o amor aos loucos que provoca tanto entusiasmo em nos manter, os loucos, confinados em seus manicômios. Os loucos rejeitamos com veemência esse amor tão desprendido e absurdo!

    ResponderExcluir
  4. Li e reli o que escreveu a "DOUTORA" Fátima, para tentar compreender se não existia aí, algum mal entendido. Será que está se falando da mesma coisa? Dra, a senhora conhece a história da loucura? A senhora sabe como deu-se o processo de exclusão? Lembra-se que foi com as modificações nos modos de produção capitalista e ascensão da burguesia que o louco foi considerado "incapacitado", silenciado, capturado do meio social e desde então, vem sofrendo todos os tipos de "maus" tratamentos e preconceito, presos a prisões, da qual, pessoas como a senhora segura as chaves? O que isso tem a ver com "rim", com coração, Doutora?. Por favor leia novamente a lei 10.216, perceba que esta lei passou simplesmente mais de 10 anos para ser aprovada, e que o intuito dela, era extinguir os manicômios, e não apenas reduzir os leitos, infelizmente por pensamentos como o seu, não foi possível. Não queremos uma desistitucionalização irresponsável Doutora, mas nos desculpe, se não queremos simplesmente continuar fechando os olhos para processos que somente mentes paralisadas, retrógradas e destituída de qualquer sentimento de humanidade conseguem ter. Desculpe se não conseguirmos sermos tão soberanos, tão DEUS, para determinar o futuro de seres humanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalva erreira Lisboa Rocha19 de março de 2013 às 00:35

      .FUI UMA DAS LUTADORAS PELA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI ANTÔNIO DELGADO E SOU AINDA SUA GRANDE DEFENSORA. CONTUDO, NEGAR QUE PRECISE SER READAPTADA É OBSCURANTISMO E ISTO SIM É CONTRAREFORMISTA. O PROBLEMA DA REFORMA FOI E É CENTRAR SUA LUTA NA EXTINÇÃO MANICOMIAL QUANDO DEVERIA SER UMA LUTA ASSERTIVA, NA CONSTRUÇÃO DE EQUIPAMENTOS SUBSTITUTIVOS E DA AÇÃO INTERSETORIAL, NA QUAL A EXTINÇÃO DAQUELES SERIA UM CONSEQUÊNCIA NATURAL. O NÚMERO DE CAVALOS NÃO DIMINUIU COM O SURGIMENTO DOS VEÍCULOS MOTORES QUE SE MOSTRARAM MELHORES?? É MUITO MAIS FÁCIL DESTRUIR QUE CONSTRUIR. E MUITO MAIS FÁCIL AINDA POLICIAR MILITANTES DA REFORMA E TAXÁ-LOS DE DISSIDENTES.

      Excluir
  5. Idiotice, diga-se, dupla. Dos anti-manicomialistas, que renegam a possibilidade de existir doença mental, filosoficamente designada sofrimento. E idiotice dos manicomialistas, que ainda mantém seus nsocômios abertos, dependendo do combalido SUS. Fechem-nos todos e vamos ver a desassistência dominar. E que os anti-manicomialistas sejam os herois. Mas que nāo queiram prescrever medicamentos, aí seria proselitismo.

    ResponderExcluir

louco falou

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...