Páginas

domingo, 21 de novembro de 2010

Outras Vozes

É sempre bom descobrir coletivos no mundo afora que criam materiais interessantes sobre/com a saúde mental. O encontro mais recente que a internet proporcionou foi o VOZES DA VOZ, grupo de cinema independente que trabalha com a temática. 

Nascida em março do ano passado, essa articulação entre a sétima arte, loucura e militância já rendeu frutos - como o documentário homônimo Vozes da Voz, para o qual foi realizado um  um resgate histórico das instituições psiquiátricas no Brasil (mais precisamente em São Paulo), além de - não poderia ser diferente - um registro de diversas vozes acerca de tratamento, destacando o modo psicossocial. Em suas criações, o grupo busca, acima de tudo, exibir poeticamente as histórias de vida que encontram, vidas estas que não podem ser reduzidas a um diagnóstico nem trancafiadas em manicômios. 

Veja uma prévia do filme:



Vale a pena também acessar o site do grupo, no qual são postadas notícias e divulgados eventos relacionados à saúde mental: www.vozesdavoz.wordpress.com

3 comentários:

  1. Seria ótimo exibir o filme em salas de aula. Talvez os estudantes, desde a mais tenra idade, pudessem crescer sem serem contaminados pelo estigma, o preconceito e a intolerância. A loucura está em todos nós, loucos uns mais e outros menos. O disfarce, a máscara é que são grandes e imperiosas!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Mário! E não só nas salas de aulas, como nos serviços, nas salas das casas, nas salas alternativas de cinema...Enviei um email para eles, pedindo informações de preço, postagem e tal. Quem sabe faremos uma sessão abrasme de cinema?

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, sempre pensamos em exibir o Vozes da Voz em salas de aula. Podemos inclusive ver como viabilizar isso.
    Meu email é rafaelauchoa@gmail.com
    bjs e obrigada pelo apoio!

    ResponderExcluir

louco falou

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...